Em tempos de pandemia a HFHP não abrandou a sua atividade, tendo terminando 4 casas desde março.


Neste ano de pandemia e grandes restrições na atividade laboral das empresas e das famílias, a Habitat for Humanity Portugal não interrompeu a sua atividade, continuando o seu trabalho diário na senda de pôr termo à pobreza habitacional em Portugal.

 

Durante este período, foram concluídas as obras que decorriam em quatro casas e três foram já entregues aos seus proprietários no Verão.

 

Neste momento, a habitação intervencionada em Amarante é a 100ª casa construída pela HFH Portugal, tendo a 50ª sido construída em Braga. Desta vez, estamos perante um agregado familiar de 4 pessoas, a família Ferreira, uma casa que não tinha divisões, ou sequer condições de habitabilidade, e foi alvo, nos últimos meses, de uma grande intervenção que reabilitou a habitação e mudará, certamente, a vida daquela família.

 

A casa será entregue no próximo dia 11 de dezembro, em S. Gonçalo, Amarante, numa cerimónia repleta de simbolismo. Sendo esta a 100ª casa construída pela HFHP em Portugal e numa conjuntura tão exigente como a atual, a direção da HFHP evidencia a tenacidade de todos quantos aos longo destes mais de 20 anos abraçaram esta causa de erradicar a pobreza habitacional em Portugal e destaca com muita gratidão o seu parceiro, Fundação Manuel António da Mota.

 

Numa época de grandes esforços para as empresas em Portugal e no mundo, a HFHP é apontada como um exemplo na sua capacidade de gestão, mantendo a sua atividade em pleno, não tendo despedido nenhum colaborador, nem recorrido ao regime de layoff, apesar de ter perdido todos os apoios provenientes dos voluntários internacionais que foram impedidos de participar. Este esforço foi já reconhecido internacionalmente.

 

A associação humanitária Habitat for Humanity Portugal é uma organização cristã, sem fins lucrativos, dedicada à eliminação da pobreza Habitacional. Desde a sua fundação em 1996, já apoiou mais de 100 famílias a terem uma casa digna, ajudando mais de 400 pessoas. É convicção e experiência desta organização que uma família que tenha a possibilidade de viver numa casa digna, tem igualmente as bases para desenvolver uma vida em família saudável e construtiva.

 

A HFHP é uma filial da Habitat for Humanity Internacional, que tem mais de 1.400 afiliadas nos EUA e mais de 70 organizações nacionais em todo o mundo. Desde a sua fundação, em 1976, a Habitat for Humanity já ajudou mais 29 milhões de pessoas em todo o mundo a melhorar as suas condições de vida.