A nossa história
Após uma série de contactos e depois de considerada a viabilidade do projecto, a Associação Humanitária Habitat foi legalizada em Portugal, em Maio de 1996. Em Outubro de 1996, a Associação Humanitária Habitat é admitida como filial da Habitat for Humanity.
A nossa história tem sido construída graças ao apoio incondicional de várias pessoas que acarinharam o nosso projecto ao longo dos anos. Sem essa entreajuda entre voluntários, entidades, empresas, colaboradores e famílias beneficiárias não teria sido possível prosseguir a nossa missão.
Em 2010 realizamos o nosso primeiro projecto fora do distrito de Braga, mais concretamente em Amarante, onde temos agora uma representação fixa.
Infelizmente ainda existem muitas famílias a viverem em condições degradantes e, por isso mesmo, iremos continuar a nossa luta contra a pobreza habitacional em Portugal.
O que fazemos
Construções de raiz
A principal área de actuação da Habitat for Humanity Portugal é a construção ou reconstrução de casas para famílias carenciadas.
Conseguimos desta forma colocar em prática a nossa visão: “Um mundo onde todos têm um lugar digno onde morar”.
A Habitat for Humanity Portugal intervém nas seguintes situações:
― Construções de raiz;
― Reconstruções;
― Reparações;
― Reabilitações;
Consciencialização
A questão da probreza habitacional está longe de estar resolvida. Cada dia aparecem novos casos de famílias que vivem em condições muito longe de serem dignas.
Consideramos que é também o nosso papel tentar consciencializar a sociedade para este problema, não só através da divulgação do nosso trabalho mas igualmente chamando a atenção para a existência de situações inaceitáveis, onde famílias vivem sem o mínimo de condições.
A Habitat for Humanity Portugal está disponível para participar em qualquer acção que promova esta temática e dar o seu testemunho.
Estrutura
Mesa da Assembleia Geral
Presidente Maria Teresa Queirós Vasconcelos Mota Neves da Costa
Vice-presidente Paula Alexandra Correia Veloso da Veiga Benesch
Secretário Carlos Manuel Azevedo Pina Vaz
Conselho Fiscal
Presidente Ricardo Daniel Martins Costa
Vogal António Alberto Lobo Ferreira Gonçalves
Vogal Elisabete de Oliveira Saldanha
Direcção
Presidente Helena Maria Vale Rego Vinhas Bastos Pina Vaz
Vice-Presidente Alfredo Rogério Moreira Torres Machado
Tesoureiro José Manuel Braga Ferreira
Vogal Ida Cândida Soares da Silva e Sousa
Vogal Senhorinha Fátima Capela Fortunas Teixeira
Staff
João Paulo Costa Oliveira
Ana Sofia da Costa Gonçalves
Filipa Maria Barbosa de Barros
Beatriz Lopes Dias
Comissão de Construção
João Paulo Oliveira
Helena Pina Vaz
Alberto Gonçalves
Alfredo Machado
Duarte Fernandes
Elisabete Saldanha
Comissão de Formação/Comunicação/Imagem
Rosália Louçano
Alexandra Gonçalves
Sandra Conde
Comissão de Famílias Braga
José Manuel Ferreira
Ida Cândida Soares da Silva e Sousa
Palmira Oliveira
Sílvia Camões
Comissão de Famílias Amarante
Alexandra Matias
Joana Matias
Ana Costa
Daniela Teixeira
Rosário Rebelo
Maria Santos
Florbela Ferreira
Comissão de Angariação de Fundos
Senhorinha Fátima Capela Fortunas Teixeira
Filipa Maria Barbosa de Barros
Sandra Conde Tinoco
Alexandra Gonçalves
Andrea Duarte
Carlos Rego
Comissão de Merchandising
Dina Vieira
Isabel Vieira
Natália Beça
A Habitat for Humanity Portugal
A Habitat for Humanity Portugal é uma organização cristã, sem fins lucrativos dedicada ao combate da pobreza habitacional.
Desde a sua fundação, em 1996, já apoiou mais de 100 famílias a terem uma casa digna.
É nossa convicção e experiência que uma família que tenha a possibilidade de viver numa casa digna e segura tem igualmente as bases para desenvolver uma vida familiar saudável e construtiva.
A Habitat for Humanity Portugal é uma filial da Habitat for Humanity Internacional, organização filiada em mais de 70 países e que, desde 1976, já ajudou mais de 29 de milhões de pessoas em todo o mundo a terem uma habitação segura, digna e de baixo custo.
A habitação é uma grande preocupação das famílias portuguesas carenciadas, com 65% delas a viver em habitações degradadas e 8,5% em barracos. Um dos maiores desafios da Habitat for Humanity Portugal é mudar a cultura da dependência de subsídios. O Programa Governamental de Habitação de Interesse Social tem mostrado alguma eficácia, em termos de números, no realojamento de famílias que viviam em más condições, mas não existem os programas de acolhimento e educação que deveriam ser atribuídos a estas famílias após o realojamento.
A pobreza habitacional está espalhada por todo o país, com dois tipos de habitação distintos: no interior a ‘pobreza escondida’ (casas típicas portuguesas com um pequeno pomar que esconde condições de habitação vergonhosas) e nas grandes cidades, os barracos.
Anualmente, a filial portuguesa dá as boas-vindas a centenas de voluntários internacionais através do Programa Global Village. Este programa oferece mais do que apenas a oportunidade de usar um martelo. Os voluntários experienciam o Portugal como um habitante local, com os habitantes locais, conhece pessoas de todo o mundo, de diferentes tipos de origens, raças e religiões.
Processo de Selecção de Famílias
Este processo começa com o preenchimento de uma ficha de candidatura e da entrega de vários documentos que, posteriormente, serão analisados pela Comissão de Selecção e Acompanhamento de Famílias.
Aqui poderá descarregar a ficha de candidatura, assim como a lista de documentos que terão de ser entregues juntamente com a ficha na sede da Habitat for Humanity Portugal ou enviados para o seguinte email habitat.hfhp@habitat.pt
- Download
Ficha de inscriçãodoc
- Download
Lista de documentos necessáriospdf